segunda-feira, 14 de março de 2011

Movimento Hippie

      O movimento mais relacionado ao hippie que ocorreu no Brasil foi o Tropicalismo. Foi um movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revolucionou a música popular brasileira, que antes se restringia basicamente à bossa nova. Os tropicalistas criticavam a forma de governo ditador e buscavam a liberdade de expressão do brasileiro, a liberdade de obter informações e de estar ligado ao mundo.lém disso, os tropicalistas também transformaram os gostos da época, não só com relação à música e à política, mas também ao comportamento (como, por exemplo, os mais variados movimentos estudantis), à moral, ao sexo e ao modo de se vestir.
     Os cabelos compridos e as roupas descontraídas, por exemplo, são, indiretamente, uma oposição aos padrões da sociedade.Independente de ter todo um ideal por trás das camisetas coloridas, acessórios e atitudes, esses gostos também são adotados por várias pessoas até hoje, inclusive as “normais”.
     Os hippies criaram modas e gírias que ainda existem, não só na forma de se vestir.Como se não bastasse o estilo diferente, os hippies também tinham ideais fora do padrão e influenciaram vários movimentos.
      O Festival de Águas Claras foi um evento musical que que contou com importantes músicos brasileiros e teve quatro edições, em 1975, 1981, 1983 e 1984.
      Os organizadores chamaram o evento de "uma grande quermesse brasileira", comentário absolutamente válido contando que participaram músicos de rock 'n' roll como Raul Seixas e Apokalypsis e MPB, como João Gilberto, Egberto Gismonti, entre muitos outros. O Festival de Águas Claras é o grande sinalizador do fim da época do movimento hippie, a era Flower Power.
      Talvez por serem tão populares e originais, eles ainda são tão copiados. Tendo a paz e o amor mundial como base principal, seus esforços têm conceitos sólidos. E é justamente o estilo e as atitudes descoladas que os tornam tão autênticos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário